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Perguntas e respostas sobre o sistema LGPDgo

LGPDgo FAQ

Funções disponíveis no sistema LGPDgo

Segue abaixo uma tabela mostrando quais funcionalidades você terá no sistema LGPDgo e quais delas estão disponíveis em DEMO sem registro, versão DEMO após confirmação do e-mail na versão com completa após o pagamento.

 

 

Disponível

Função

DEMO sem registro –
Experimente

DEMO para usuários registrados –
Registre-se agora

Versão completa com licença adquirida –
Registre-se agora

Editando dados da empresa

NÃO

SIM

SIM

Realizando uma auditoria

SIM

Apenas as primeiras 4 etapas da primeira auditoria

SIM

Número ilimitado de auditorias

SIM

NÃO

SIM

Download de documentos que confirmam a realização da Auditoria

NÃO

NÃO

SIM

Baixando os documentos necessários para o uso diário do LGPD

NÃO

NÃO

SIM

Inserindo Solicitações no Registro de solicitações

SIM

SIM

SIM

Baixando as Solicitações na versão PDF

NÃO

NÃO

SIM

Inserindo violação no Registro de violação

SIM

SIM

SIM

Baixando as Violação na versão PDF

NÃO

NÃO

SIM

Programa de Parceria

SIM

NÃO

SIM

Atualizações do sistema

SIM

SIM

SIM

Acesso a consultas online

NÃO

NÃO

SIM

Acesso ao FAQ LGPD

SIM

SIM

SIM

Acesso a um grupo fechado no FaceBook sobre LGPD

NÃO

NÃO

SIM

Treinamento online sobre o sistema LGPDgo baseado na LGPD

NÃO

NÃO

SIM

 

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Registro

Registro é feito através do formulário de registro, fornecendo:

  • número de identificação da empresa (NOTA: não será mais possível alterar)
  • e-mail
  • senha

Em seguida, temos que confirmar o endereço de e-mail clicando no link do e-mail enviado para o endereço de e-mail fornecido no formulário.

Estou comprando LGPDgo.com.br

Em seguida, temos que confirmar o endereço de e-mail clicando no link do e-mail enviado para o endereço de e-mail fornecido no formulário.

Estou comprando LGPDgo.com.br
 

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Primeiro login no sistema

Faça login no site para a versão demo (sem licença ainda)

Se o sistema não baixar os dados da empresa automaticamente, na primeira vez que você fizer o login, será solicitado que você preencha os dados da empresa.

Primeiro login no sistema

Após o preenchimento dos dados da empresa, temos acesso a plataforma na versão DEMO

Primeiro login no sistema

Como você ainda não pagou pela licença, terá as funções do sistema disponíveis para uma versão limitada, para saber mais clique em Funções disponíveis no sistema LGPDgo.

 

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Pagamento

Efetue o pagamento selecionando a opção de licença desejada

Pagamento

Depois de fazer o pagamento, damos acesso total ao sistema

Primeiro login no sistema

Como você já pagou pela licença completa, você tem acesso a todas as funções do sistema LGPDgo. Para obter uma lista completa de todos os recursos disponíveis no sistema, consulte a seção Funções disponíveis no sistema LGPDgo

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Auditoria da empresa

A auditoria é um processo executado por um responsável pelos dados pessoais da empresa. Para realizar uma auditoria, vá para a guia auditorias https://app.lgpdgo.com.br/lgpdgo/audits

Selecione:

  • Iniciar uma nova auditoria (Inicia nova auditoria) (se não tivermos nenhuma auditoria iniciada ou for a nossa primeira auditoria)

Auditoria-da-empresa

  • Conclua a auditoria

Conclua a auditoria

Não se preocupe!! Se esta for uma atualização ou nova auditoria, todos os dados inseridos anteriormente aparecerão na nova auditoria.

Em seguida, passamos por todas as etapas de auditoria PASSO 1: formulário de auditoria

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PASSO 1: formulário de auditoria

PASSO1

Nesta etapa, percorremos o formulário de auditoria e preenchemos todas as informações de acordo com o estado atual. Fornecemos os dados fornecidos no formulário assim que o formulário é preenchido. Não inserimos dados do passado nem inserimos dados de atividades que planejamos para o futuro. Se algo mudar em nossa empresa no futuro, iniciaremos uma nova auditoria e atualizaremos os dados da auditoria.

Veja como preencher o formulário de auditoria passo a passo
 

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PASSO 2: Confirmação do Registro de Atividades de Tratamento

PASSO2

O Cadastro de Atividades de Processamento é um documento gerado automaticamente pelo sistema após cada alteração na Auditoria. Você precisará confirmar aos contratantes e escritórios que realizou a auditoria e que especificou quais dados processou e em quais processos em sua empresa.

Verifique se todas as informações no Registro de atividades estão corretas. Nesse ponto, você também pode se certificar de que não está violando um dos princípios básicos da LGPD, ou seja, não processa (usa) muitos dados pessoais. Nesse caso, o sistema LGDP o informará neste momento, marcando as informações apropriadas em vermelho. Preste atenção a isso e se você não puder justificar porque está processando dados redundantes, faça tudo ao seu alcance (possibilidades financeiras e organizacionais) para remediar a situação. Lembre-se de que isso não significa que você não possa concluir a auditoria inteira. Estas são informações para você, às quais você deve prestar atenção.

É muito importante porque você está sujeito ao princípio da transparência, portanto todas as informações devem ser verdadeiras e atualizadas no dia da auditoria.
 

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PASSO 3: Confirmação do Registro de Contratos de Atribuição

PASSO3

Uma das bases do LGPD é o controle sobre quem e para que finalidade você confia seus dados. Portanto, um dos documentos mais importantes é o Registro de Contratos de Atribuição. Esta é uma lista de todas as empresas às quais você fornece dados pessoais de seus clientes, contratados ou funcionários. Você deve ter acordos de atribuição com empresas que estão nesta lista.

O Registro de Contratos de Atribuição aplica-se apenas a situações em que você fornece dados (você é o administrador). Você não precisa registrar contratos nos quais alguém lhe confia dados.

Não se preocupe!! O sistema LGPDgo gerará um Registro de Contratos de Atribuição automaticamente e gerará automaticamente cada Contrato de Atribuição. Você só precisa imprimir e assiná-los.

Importante !! Se você já assinou um contrato com um contratante, não precisa assinar outro contrato gerado a partir do sistema LGDPgo. Claro, você precisa ter certeza de que o contrato que você já assinou está correto. É importante apenas que o contratante esteja na lista do Registro de Contratos de Atribuição.
 

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PASSO 4: Confirmação da Análise de Risco

PASSO4

Um dos alicerces da LGPD é a necessidade de a empresa realizar uma análise de risco. A análise de risco é uma verificação se sua empresa está preparada para vários tipos de ameaças que podem afetar os dados pessoais de sua empresa.

Não se preocupe!! Com base nos dados incluídos na Auditoria, o Sistema LGPDgo irá gerar uma Análise de Risco.

Nesta etapa, verifique se você levou em consideração todas as medidas de segurança e se definiu corretamente as probabilidades e o impacto dos riscos. O sistema informará em quais casos você não tem segurança. Preste atenção se você consegue evitá-los preventivamente, usando uma das medidas de segurança propostas pelo sistema.
 

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PASSO 5: Confirmação da Lista de Documentos

PASSO5

Esta é a última etapa para encerrar a Auditoria. O sistema mostrará todos os documentos que gerou. Não se preocupe, você não precisa baixá-los aqui. Após a aprovação final da Auditoria, você poderá baixá-los na lista de Auditoria.

 

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Formulário de Auditoria

O Formulário de Auditoria é um sistema gerido por um algoritmo avançado que, com base nas suas respostas, conclui e apresenta as questões adequadas. Com base em suas respostas, o sistema decide qual conjunto de documentos e qual conteúdo você precisa.

Formulário de Auditoria

Não se preocupe!! Se esta for sua nova auditoria, todos os dados da nova auditoria estarão disponíveis com base na auditoria anterior.

Formulário de Auditoria

 

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Formulário - Sua atividade na Internet

Informe como sua empresa é visível na Internet:

  • Seus sites www
  • Seus perfis de mídia social

Insira os e-mails que você usa para se comunicar com clientes, contratados e funcionários.

Importante !! se você tiver muitos e-mails, pode inserir mais e-mails de uma vez, separando-os com uma vírgula, por exemplo, email1@meudominio.com, email1@meudominio.com, email1@meudominio.com

Importante !! você não precisa inserir todos os seus e-mails. Os e-mails de comunicação interna não participam do processamento de dados. Insira apenas aqueles que são usados ​​para comunicação externa.

Sua atividade na Internet

 

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Formulário - Como você vende pelo Internet?

Se sua empresa vende pela Internet, indique qual sistema você utiliza para operar a loja. Se você tiver seu próprio sistema, selecione “Outro” e digite o nome de sua loja.

Se você usa plataformas de leilão para vender online, selecione quais. Se você estiver usando uma plataforma que não está listada, selecione “Outra”.

Se você não vende pela Internet, selecione a opção “Não uso”.

Como você vende na Internet

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Formulário - Suas correspondências e envio de boletins informativos

Se sua empresa envia correspondências ou boletins informativos aos clientes, selecione a opção Sim.

Insira quais dados são necessários para assinar seu boletim informativo.

Selecione o sistema que você usa para realizar o envio das menssagens. Se você não usa nenhum sistema, selecione a opção “Não uso”

Envio de seus e-mails e boletins informativos

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Formulário - Como você trata das encomendas?

Se sua empresa realiza vendas por envio, indique os serviços das empresas que você usa para enviar mercadorias.

Se você operar usando o método “dropshipping”, selecione a opção apropriada e forneça os dados que você fornece ao armazém para concluir o pedido.

Se você administrar um departamento de Call Center separado responsável pela comunicação com os clientes, escolha se você realiza essa atividade dentro da empresa ou usa os serviços de uma empresa externa. Em caso afirmativo, forneça detalhes dessa empresa.

Como você lida com pedidos

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Formulário - Seu hardware e software

Indique quais tipos de dispositivos existem em sua empresa e por qual sistema operacional eles são gerenciados.

Importante !! não importa se você comprou o equipamento. É importante se seus dados estão lá. Se seus funcionários trabalham em equipamentos particulares, você também precisa levar isso em consideração neste momento.

Indique qual sistema de e-mail você usa.

Seu hardware e software

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Formulário - Sua contabilidade

Responda à pergunta se sua contabilidade e recursos humanos são administrados por empresas externas. Se você mesmo faz sua contabilidade ou por meio de um departamento de sua empresa, selecione a opção “Não”.

Se sua contabilidade ou RH for realizada por uma empresa externa, forneça os dados da empresa.

Escolha o software que você usa para o faturamento.

Importante !!! Não se trata do software que sua contabilidade externa usa. Aqui, indique o software que sua empresa usa para seu próprio serviço ou comunicação (transferência de documentos, por exemplo, notas fiscais) com o escritório de contabilidade ou RH.

Sua contabilidade

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Formulário - Seus Recursos Humanos

Indique se você está recrutando por meio de anúncios de emprego. Em caso afirmativo, insira quais dados você deseja dos candidatos. Atenção!!! não se trata dos dados que você recebe dos candidatos. Indique quais dados você exige dos candidatos.

Indique que tipo de contratos você celebra com seus funcionários. Lembre-se de que você está descrevendo o estado atual de sua empresa. Se você já contratou alguém no passado ou está planejando fazê-lo no futuro, selecione “Não” neste momento.

Seus Recursos Humanos

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Formulário - Suas lojas físicas, armazéns e escritórios

Neste ponto, você deve fornecer todos os locais onde os dados pessoais da sua empresa estão armazenados.

Importante !! não importa se você alugou quartos oficialmente em um determinado local. É importante indicar todos os locais onde os documentos da sua empresa são armazenados continuamente. Não inclua lugares temporários como um carro ou hotel aqui. Além disso, não indique a localização de sua contabilidade externa (se houver) aqui.

É importante que você preveja onde seus dados podem ficar por mais tempo. No caso de você perder seus dados em algum local, uma das primeiras perguntas que os funcionários farão é se você realizou uma análise de risco para o local indicado.

Suas lojas fisicas, depósitos e escritórios

Para adicionar uma localização, você precisa:

  • informar o endereço exato
  • definir sua função
  • determinar para ameaças individuais quão prováveis ​​elas são e que impacto elas terão sobre os dados pessoais.
    O objetivo é você se perguntar, por exemplo, se em um determinado local “incêndio” é provável (em um posto de gasolina será mais provável do que no meio do campo) e se você mantiver documentos com dados pessoais em versão papel, o impacto nos dados será “Muito alto” e se você tiver tudo na nuvem, o impacto será “muito baixo”. Você mesmo deve avaliar a probabilidade de acordo com seu conhecimento.
  • indique as medidas de segurança que você possui na sua empresa. Se você não sabe se possui um recurso de segurança específico, pergunte a seus colegas.
    Importante !! O termo “Cofre / Sala Segura” não significa que você deve ter um cofre ou armário. Este conceito significa que na sua empresa (localidade) existe um local onde os documentos e dados pessoais estão seguros.

Suas lojas fisicas, depósitos e escritórios-1

Dados transferidos para segurança – Caso exista na sua empresa um porteiro ou segurança que seja responsável pela admissão de hóspedes e pela entrada na sua empresa, e você ou o seu convidado devem fornecer dados pessoais, indique de que dados se trata.

 

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Formulário - Terceirização, ou seja, serviços de empresas externas

Indique todas as empresas às quais você fornece dados pessoais de seus clientes, contratados ou funcionários.

Na primeira parte, você pode identificar as empresas que o algoritmo selecionou como prováveis ​​de fornecer dados pessoais. Depois você pode adicionar qualquer empresa. Para adicionar empresas além dos dados da empresa, você deve fornecer:

  • finalidade da transferência de dados – Lembre-se de que a finalidade deve ser especificada com a maior precisão possível. Isso o protegerá da situação em que a outra parte usar os dados fornecidos por você para um propósito diferente do que foi assumido. O mais comum é inserir a finalidade de atribuição, idêntica à finalidade especificada no contrato principal com o contratante.
  • escopo dos dados transferidos – especifique quais dados você fornece à outra parte do contrato. É importante definir com precisão o tipo de dados transferidos, a fim de controlar simultaneamente se você não está transferindo dados redundantes que não são necessários para a execução do contrato principal.

Terceirização, ou seja, serviços de empresas externas

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